Tor vs VPN: qual é o melhor?
É melhor usar o Tor ou uma VPN para proteger sua privacidade quando você está online? Este guia mostrará como eles funcionam e qual é melhor para sua situação. Se você quiser pular o guia e obter a melhor solução para a maioria das pessoas, faça o download do Hotspot Shield agora.
Como o Tor Funciona
O nome “Tor” vem do acrônimo do nome original do projeto, “The Onion Router”. É chamado de roteador “cebola” porque seus dados são roteados por várias camadas de segurança antes de chegar ao destino final.
O Tor basicamente protege você contra a "análise de tráfego", que pode revelar sua identidade pessoal e localização, monitorando seus dados em diferentes pontos entre o seu computador e os sites que você visita. Este diagrama mostra como o Tor funciona.
A rede Tor é acessada fazendo o download do navegador gratuito. Quando você faz uma solicitação de informações no navegador, o navegador entra em contato com um servidor ou nó aleatório do Tor. Esse nó passa a sua solicitação para o próximo nó selecionado aleatoriamente e assim por diante.
Sua solicitação será passada entre vários nós antes de chegar ao destino final. A mesma coisa acontece quando os dados são passados de volta para você.
Esses vários "saltos" são o que ajudam a manter sua identidade segura. Cada nó conhece apenas o endereço de IP do nó anterior e o IP do próximo nó. Portanto, é impossível para qualquer servidor saber de onde os dados vieram originalmente e o destino final.
Dessa forma, seu tráfego não pode ser analisado enquanto está sendo transmitido. Seus dados também são criptografados enquanto são passados entre esses nós intermediários.
No entanto, há uma vulnerabilidade potencial na rede Tor e esse é o nó de saída. Este é o último nó para manipular seus dados, antes de chegar ao destino final.
Os dados neste nó são completamente descriptografados, portanto, se você não estiver usando uma conexão HTTPS, suas informações ficarão totalmente expostas à pessoa que estiver executando o nó de saída.
-
Vantagens do Tor
- Como é uma rede distribuída administrada por voluntários, é extremamente difícil para qualquer governo ou organização desligá-la.
- O método de roteamento não revela seu endereço de IP para os sites que você visita.
- É grátis usar o software e a rede.
- Permite que você acesse sites e conteúdo geograficamente restritos.
-
Desvantagens do Tor
- O Tor é muito lento comparado a uma VPN. Como seus dados são roteados por meio de vários relés, cada um com largura de banda variável, você fica à mercê do relé mais lento em seu roteamento. O Tor não é uma boa opção para assistir vídeos de streaming de alta qualidade ou fazer qualquer outra coisa que exija uma conexão de alta velocidade.
- Qualquer um pode configurar um nó de saída para espionar os usuários. Como o tráfego no nó de saída não é criptografado, qualquer pessoa (governo, hacker, etc.) que esteja executando o nó de saída poderá ver seu tráfego da Internet se você não estiver usando uma conexão HTTPS.
- Você só pode acessar a rede Tor usando o navegador ou de aplicativos que tenham acesso Tor incorporado. Se você precisar usar outro navegador por causa dos recursos exclusivos desse navegador, não será protegido pelo Tor.
- Os nós do Tor são livres para usar e e é gerido por voluntários, portanto, não há responsabilidade ou financiamento direto para mantê-los.
- Como o Tor é usado por pessoas que querem ocultar informações extremamente confidenciais, o uso freqüente pode marcá-lo para vigilância.
- Mesmo aqueles que não querem esconder informações extremamente sensíveis podem estar em risco. Por exemplo, o uso de torrents sobre o Tor pode permitir que seus pares revelem seu endereço de IP real.
- Abrir documentos que foram baixados através do Tor enquanto estiver on-line também coloca você em risco de revelar seu endereço de IP.
- Você pode se deparar com muitos problemas na Dark Web (sites .onion), que só podem ser acessados com o navegador Tor.
Como uma VPN funciona
Uma VPN é um serviço que permite aos usuários “emprestar” o endereço de IP do servidor VPN e criptografa a conexão entre o computador do usuário e o servidor VPN. Ele essencialmente age em nome do seu computador, quando você está online.
Mas é muito mais seguro que um servidor proxy porque criptografa seus dados, e algumas VPNs como o Hotspot Shield não registram o histórico de navegação.
Como você pode usar o endereço de IP de um servidor VPN em outra parte do mundo, é possível contornar restrições de conteúdo geográfico e mascarar sua localização física. Leia nosso guia completo sobre VPNs aqui.
-
Vantagens da VPN
- Uma VPN é geralmente muito mais rápida que o Tor. Como você está conectado diretamente com um servidor VPN e depois para o destino desejado (site, serviço online, etc.), ele é mais rápido do que através de vários nós Tor antes de ir para o destino final.
- VPNs gratuitas estão disponíveis e geralmente são suportadas por anúncios.
- O financiamento de associações pagas paga pela manutenção da rede e garante a maior disponibilidade possível.
- Uma VPN protege todas as conexões de internet no seu computador, não apenas aquelas que são configuradas para funcionar com o Tor.
- O uso de uma VPN que tenha um Kill Switch protege você contra vazamentos acidentais de dados.
- Permite que você acesse sites e conteúdo geograficamente restritos.
-
Desvantagens da VPN
- Alguns provedores de VPN podem registrar seu histórico de navegação. O Hotspot Shield não.
- Se você quiser se livrar de anúncios e acessar recursos adicionais, há um pequeno custo mensal.
O vencedor do Tor vs VPN
O ponto de partida é que a melhor solução para você dependerá da sua situação. Tor é o melhor para pessoas que estão transmitindo informações ultra-sensíveis, o que poderia literalmente resultar em situações de risco de vida. Eles estão dispostos a sacrificar a velocidade pela segurança e estabeleceram os processos e a infraestrutura corretos para se protegerem da vigilância dos nós de saída.
Uma VPN é a melhor solução para a maioria das pessoas, pois oferece um ótimo equilíbrio entre a velocidade de navegação, a facilidade de uso e a privacidade. Ele também irá proteger todas as conexões on-line no seu computador e nenhuma configuração extra é necessária.
Que tal usar o Tor com uma VPN?
Esta é a pergunta mais comum que surge sempre que falamos de Tor vs VPN. Embora uma VPN seja geralmente mais rápida do que a do Tor, usá-las juntas diminuirá sua conexão com a Internet e deverá ser evitada. Mais não é necessariamente melhor nesta situação.
Novamente, a melhor solução para a maioria das pessoas é uma VPN.
Ainda não tem certeza de qual opção é melhor para você? Baixe o Hotspot Shield agora mesmo e experimente-o gratuitamente.